Questão 01 – FATEC – 2018 – A Reforma Protestante jamais teria ocorrido se, antes, a imprensa de Gutenberg não tivesse sido criada. “Lutero teria usado o Twitter e o Facebook de uma maneira exaustiva se as redes existissem”, analisa o escritor Benjamin Hasselhorn. “Ele tinha um desespero enorme por fazer chegar suas convicções aos fiéis”, comentou. Acesso em: 02.11.2017.
Historicamente, a relação que o texto estabelece entre Martinho Lutero e a imprensa de Gutenberg se evidencia, principalmente, na
a) edição de material filosófico crítico à fé cristã.
b) criação do primeiro jornal evangélico diário.
c) publicação de novelas religiosas populares.
d) divulgação de produtos e serviços bíblicos.
e) impressão da Bíblia em alemão.
Questão 02 – FATEC – 2016/2 – Em 1517, o bispo católico Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da catedral da cidade de Wittenberg, localizada na atual Alemanha, um documento no qual enumerou noventa e cinco críticas aos comportamentos dos representantes da Igreja Católica. O cartaz original, que continha as 95 Teses, foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em março de 2016. No século XVI, sua publicação deu início ao processo conhecido como Reforma Protestante. Entre outros comportamentos, Lutero condenou
(A) a alfabetização em massa, promovida pelos jesuítas, e a publicação de Bíblias, ações que visavam enfraquecer o papel dos padres e oferecer autonomia religiosa aos católicos.
(B) a permissão dada pela Igreja para a criação de diferentes denominações religiosas (neopentecostais), que acabaram enfraquecendo o poder central do Papa.
(C) o desrespeito ao celibato pelos padres, a cobrança de dízimo, e a comercialização de água benta, relíquias sagradas e indulgências.
(D) a incorporação de práticas pagãs aos ritos católicos, a aceitação de mulheres na celebração das missas e a abolição do celibato para os padres.
(E) a tolerância da Igreja Católica com as práticas religiosas dos indígenas e dos escravizados africanos nas terras americanas recém-descobertas.
Questão 03 – IFS 2015.2 – Subsequente – Foram elementos para a Reforma Protestante no século XVI:
a) A Venda de Indulgências autorizada pelo Papa Leão X em 1517 para financiar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma.
b) A busca da virtude católica expressa por Martinho Lutero nas 95 teses apregoadas na catedral de Wittenberg, na Inglaterra, onde elogiava a Igreja Medieval por sua defesa aos mais pobres.
c) A reação da Igreja Medieval ao Concílio de Trento que fora organizado por Lutero para corrigir os desvios do catolicismo.
d) A decisão do Papa Leão X de anular o casamento do rei da Inglaterra, Henrique VIII, com Catarina de Aragão, em função de esta não ter gerado um herdeiro do sexo masculino para o trono.
Questão 04 – IFS 2018.1 – Subsequente – Sobre a Reforma Protestante é correto afirmar:
a) Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica em 1054, gerado pelas desavenças ocorridas entre os líderes da Igreja de Constantinopla e a de Roma, o que resultou na formação da Igreja Católica Ortodoxa em 1054.
b) Evento ocorrido a partir de 1545 que contestava dogmas da Igreja católica e que resultou na proibição da venda de indulgências, prática utilizada desde a antiguidade, para angariar recursos para a Construção da Catedral de São Pedro.
c) Movimento de ruptura da unidade da Igreja Cristã, surgido inicialmente no território da atual Alemanha na Europa Ocidental no século XVI, marcado pelo surgimento de novas religiões cristãs.
d) Foi motivada pela insatisfação dos monges luteranos após as mudanças realizadas pela Contrarreforma nos principais dogmas da Igreja Católica.
Questão 05 – FUVEST 2009 – Transferência – “E quem sabe o que aguardava o próprio papado se a Reforma [protestante] não o tivesse salvado?” J. Burckhardt, A Cultura do Renascimento na Itália, 1860.
Considerando o texto e a situação da Igreja às vésperas da Reforma, é correto afirmar que
a) a Igreja, como instituição, ficou imune àquela crise espiritual que marcou a cristandade.
b) o catolicismo passou incólume pela crise religiosa desencadeada pela reforma de Lutero.
c) a reforma católica, ou contra-reforma, permitiu ao papado superar a crise em que se encontrava.
d) a cristandade ocidental, apesar da reforma protestante, manteve a sua unidade religiosa.
e) as várias igrejas protestantes conseguiram reduzir à impotência o poder da cúria romana.
Questão 06 – IFS 2014.2 – Subsequente – Iniciadas pelo monge alemão Martinho Lutero, as reformas religiosas ocorreram na Europa no século XVI. Assinale a opção correta sobre os dois grandes princípios deste movimento.
a) Só a fé salva; a prática religiosa não interfere na salvação do indivíduo;
b) A supervalorização do trabalho; o fortalecimento da autoridade papal;
c) A valorização do culto aos santos; a Bíblia como a única verdade.
d) O ser humano teria a sua salvação praticando indulgências a igreja; só o trabalho salva;
e) O Papa tem o poder de perdoar; as indulgencias abreviaria a permanência da alma no purgatório.
Questão 07 – IBMEC 2006 – A Reforma Religiosa, surgida na Alemanha no século XVI, foi um dos marcos da passagem do feudalismo para o capitalismo. Sobre esse movimento, é correto afirmar que:
a) teve início com o monge Martinho Lutero, que contestava a venda de indulgências pela Igreja Católica e defendia que a fé era o elemento fundamental para a salvação do indivíduo.
b) foi um movimento da Igreja Católica que visava combater o protestantismo que avançava na Europa e culminou com a perseguição aos inimigos da igreja pelo Tribunal do Santo Ofício.
c) foi um movimento iniciado por Calvino em 1517, após publicar 95 teses que atacavam a Igreja Católica, o poder do Papa, a venda de relíquias e o culto aos santos.
d) foi um movimento de cunho religioso, econômico e social; iniciado por John Wycliffe que condenava o acúmulo de capital como forma de obtenção do paraíso celestial.
e) teve início com a tentativa da Igreja Católica de combater as heresias de grupos como os albigenses e cátaros, que desafiavam o poder papal e alguns dogmas da Igreja Católica.
Questão 08 – FUVEST 2016 – Transferência – A chamada Reforma Protestante, iniciada na Europa central de princípios do século XVI, significou
a) o reconhecimento universal da autoridade religiosa da Igreja Romana.
b) uma mobilização do catolicismo romano em defesa de sua doutrina e contra o surgimento da ortodoxia bizantina.
c) um cisma no interior da cristandade a opor protestantes e católicos.
d) a divisão geopolítica da Europa entre protestantes e ortodoxos, com exclusão de católicos e muçulmanos.
e) a divisão do papado cristão, doravante sediado tanto em Roma quanto em Avignon.
Questão 09 – FUVEST 2015 – Transferência – A Reforma Protestante ocorrida na Europa de princípios do século XVI
a) pouco alterou os fundamentos do credo e da prática cristãos, pois foi um movimento basicamente político e não religioso.
b) propôs a abolição da mediação entre sujeito e divindade exercida pela Igreja Romana, de modo que os fiéis poderiam se dirigir diretamente a Deus.
c) só contaria com adesão significativa de sociedades europeias no século XVII, quando teve início a pregação de João Calvino.
d) foi encerrada com a Contrarreforma, quando católicos e protestantes chegaram a um acordo que definiu as bases de um ecumenismo cristão, até hoje vigente.
e) definiu o voto de pobreza e a necessidade de que os fiéis se desprendessem de quaisquer ideais de riqueza, na contramão do que vinha praticando a Igreja Romana.
Questão 10 – PUC-SP 2018 – A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que
a) negava qualquer tipo de autoridade religiosa, pois afirmava a supremacia absoluta do indivíduo e da sua capacidade de, ao ler a Bíblia, atingir a graça do conhecimento como caminho para a salvação.
b) criticava as igrejas nacionais e as lideranças dos reis nos cultos, entendendo que os fiéis atingiriam a salvação por meio de boas obras como a conversão dos pecadores pela pregação da palavra de Deus.
c) afirmava a predestinação absoluta dos eleitos de Deus, reconhecíveis por sinais tais como uma vida simples e austera, a frequência ao culto, o trabalho árduo e honesto, e o cuidado com a família.
d) indicava que a salvação pela fé poderia ser conseguida também com o uso da razão, e que os fiéis que viveram uma vida santa e celibatária eram modelos a serem discutidos e ensinados nos seminários.
GABARITO
01 – E
02 – C
03 – A
04 – C
05 – C
06 – A
07 – A
08 – C
09 – B
10 – C