Questão 01 – CS-UFG – 2016 – Prefeitura de Goiânia – GO – O lugar tem sido utilizado como uma importante categoria de análise geográfica nas pesquisas e práticas docentes desenvolvidas na academia e na escola. Essa categoria é usada por autores cujas matrizes teóricas encontram-se situadas em diferentes correntes teórico-metodológicas. No conjunto desses autores, destaca-se Yi-Fu Tuan, um dos representantes da Geografia humanista, o qual compreende essa categoria como
(A) construção social desenvolvida pela articulação entre o local e o global.
(B) espaço vivido e experienciado, que se transforma em lugar por meio da vivência humana.
(C) paisagem observada, descrita e enumerada, que possibilita o conhecimento global.
(D) resultado da relação estabelecida entre o fragmento empírico extraído da totalidade e a própria totalidade
Questão 02 – FGV – 2014 – Prefeitura de Osasco – SP – “Como ciência social, a Geografia tem como objeto de estudo a sociedade, que, no entanto, é objetivada via cinco conceitos-chave que guardam entre si forte grau de parentesco, pois todos se referem à ação humana modelando a superfície terrestre: paisagem, região, espaço, lugar e território.”
( Adaptado. Cavalcanti, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2005)
Na Geografia Humanista _______ é o espaço que se torna familiar ao indivíduo, é o espaço do vivido, do experimentado. Uma ______ é uma porção do espaço que apresenta características próprias que, de acordo com um critério, a distinguem das demais áreas em torno. Assinale a opção que indica os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
A) lugar – região.
B) território – paisagem.
C) território – região.
D) região – paisagem.
E) lugar – paisagem.
Questão 03 – Exército – 2010 – EsFCEx – O estudo dos espaços sagrados são mais destacados nas pesquisas de uma corrente do pensamento geográfico. Assinale a alternativa que corresponde a esta corrente.
A) Geografia crítica
B) Geografia radical
C) Geografia marxista
D) Geografia Humanista cultural
E) Geografia Teorética-quantitativa
Questão 04 – CESGRANRIO – 2013 – IBGE – A principal inspiração para os geógrafos humanistas, como Yi-Fu Tuan e Edward Relph, foram as filosofias recentes do século XX. O trabalho desses geógrafos, no final da década de 1970 e início da década de 1980, baseava-se na filosofia de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty, buscando desenvolver metodologias que lhes permitissem descobrir o que as coisas realmente são, descobrir sua essência, num tipo de processo de redução transcendental.
CRESSWELL, T. Geographic thought. A critical introduction. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013, p.111. Adaptado.
A inspiração filosófica mencionada acima refere-se ao(à)
(A) empirismo
(B) positivismo
(C) racionalismo
(D) escolástica
(E) fenomenologia
Questão 05 – FUMARC – 2012 – TJ-MG -Sobre os conceitos do Geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan sobre percepção, meio-ambiente e relações humanas, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
a) Tuan estabelece uma relação e uma diferenciação entre Espaço e Lugar. Nesse sentido e segundo seus preceitos, pode-se afirmar que um lugar é somente uma “posição” geográfica materializada, enquanto espaço seria um lugar dotado de conotações e subjetividade que o tornam único.
b) Os conceitos desenvolvidos por este autor não se aplicam dentro de uma análise urbana técnica e pouco contribuem para o entendimento das relações humanas observadas e desenvolvidas num determinado lugar.
c) O conceito do autor sobre Topofilia se refere ao sentimento de aversão que se sente instintivamente em relação a um determinado lugar, enquanto que, de maneira contrária, Topofobia se refere ao acolhimento, sensação de bem-estar e afinidade que se sente intuitivamente por certos lugares;
d) Tuan afirma que todos os Lugares transcendem sua condição espacial estéril para conter as particularidades, individualidades e toda a subjetividade para uma determinada pessoa. Este ser se vê ligado profundamente às experiências de vida, positivas e negativas, relacionadas com este ou aquele determinado Lugar que, em última análise, pode não significar absolutamente nada para todo o resto da humanidade.
Questão 06 – CESGRANRIO – 2010 – IBGE – Nas palavras de Yi-Fu Tuan, os defensores da alta modernidade que vivemos, “apesar das dúvidas e hesitações, mantêm o sentido da direção a seguir, do lar ao cosmos e daí ao conceito paradoxal de ‘lar cosmopolita’ que proporciona à alta modernidade seu telos e sua seriedade”. Para o autor, assistimos à restituição de um conceito geográfico que é o locus da realização humana.
TUAN, Yi-Fu Cosmos y hogar. Barcelona: Melusina, 2005, P. 19.
O conceito que, segundo o autor, vem sendo restituído nos últimos trinta anos constitui um dos termos teóricos centrais na obra desse geógrafo e corresponde a um dos conceitos-chave da Geografia Humanística. O conceito geográfico em tela é o de
A) território.
B) territorialidade.
C) lugar.
D) região.
E) ambiente.
Questão 07 – CESPE – 2016 – Instituto Rio Branco – No que diz respeito às principais correntes metodológicas da Geografia e sua aplicação, julgue (C ou E) o item seguinte.
O fato de a Geografia Humanista considerar o espaço um lugar, extensão carregada de significações, possibilita que ela trate de questões práticas como as que envolvam a percepção ambiental e a valoração arquitetônica.
( )Certo
( )Errado
Questão 08 – CESPE – 2017 – SEDF – Com relação aos geógrafos e cientistas sociais que estudam as dinâmicas espaciais do capitalismo, julgue o item a seguir.
O sociólogo Boaventura de Sousa Santos influenciou o desenvolvimento, no âmbito da geografia crítica e humanística, de estudos que destacam o papel político dos movimentos sociais em defesa da democracia e contra os abusos do capital e da globalização.
( ) Certo
( ) Errado
GABARITO
01 – B
02 – A
03 – D
04 – E
05 – D
06 – C
07 – Certo
08- Certo