Exercício do vestibular da FMCMG sobre o Imperialismo – com gabarito

1-  (FMCMG–2010) Leia a seguir um trecho da ata da Conferência de Berlim de 1885.

Capítulo 1. – Declaração referente à liberdade de comércio na Bacia do Congo, suas embocaduras e regiões circunvizinhas, e disposições conexas.
Artigo 1. O comércio de todas as nações gozará de completa liberdade […]
Artigo 5. Qualquer potência que exerça ou venha a exercer direitos de soberania nos territórios acima indicados não poderá conceder nem monopólio nem privilégio de nenhuma espécie em matéria comercial. Os estrangeiros gozarão indistintamente, quanto à proteção de suas pessoas e de seus bens, da aquisição e da transmissão de suas propriedades mobiliárias e imobiliárias, e quanto ao exercício das profissões, do mesmo tratamento e dos mesmos direitos que os nacionais.
Disponível em: <http://newton-miranda.blogspot.com/ 2008/09/ata-daconferncia-de-berlim-1885.html.> Acesso em: 25 set. 2009.

O trecho citado contraria uma versão corrente de que os territórios africanos foram divididos entre os signatários da Conferência com fronteiras já pré-definidas pelos interesses em questão.

A partir de seus conhecimentos históricos e da atenta observação do trecho anterior citado da ata, assinale a alternativa CORRETA.
A) O mais importante objeto de interesse europeu na África era a região congolesa, em função de sua importância estratégica na área setentrional do continente.

B) A garantia da liberdade comercial europeia sobre o território africano somente respeitaria os interesses das grandes corporações já instaladas no continente.

C) A criação de monopólios estaria proibida, evitando, assim, que as áreas ocupadas sofressem restrições ao comércio interno das nações africanas.

D) A ocupação da África dependeu mais das condições de intervenção de cada país europeu, considerando-se as diversas reações das populações locais, do que de uma prévia delimitação territorial.

Gabarito

Letra D