TUDO DE HUMANAS

Algumas Matérias

Exercícios para ENEM e Vestibulares

Exercícios de Filosofia – Antiga -Medieval- Moderna – Contemporânea

  1. O que caracteriza o mundo do sistema segundo Habermas?
    a) A racionalidade comunicativa
    b) A racionalidade técnica
    c) A esfera pública
    d) A esfera privada
  2. Para Foucault, o poder é visto como:
    a) Uma prática centralizada no Estado
    b) Uma prática social presente em todos os níveis de relação
    c) Uma forma de dominação econômica
    d) Uma estrutura de governança democrática
  3. Qual é a única afirmação que Sócrates fazia com certeza?
    a) “Conheço a verdade”
    b) “Só sei que nada sei”
    c) “A virtude é a própria razão”
    d) “O conhecimento é poder”
  4. A ética de Kant afirma que a moral humana:
    a) Depende da experiência
    b) É inata e anterior à experiência
    c) É subjetiva e relativa
    d) Se baseia na busca pela felicidade
  5. Qual filósofo é conhecido por criticar a tradição moderna e explorar novas formas de poder?
    a) Kant
    b) Habermas
    c) Foucault
    d) Aristóteles
  6. Segundo Platão, a teoria das ideias parte do princípio de que existem:
    a) Um mundo sensível e um mundo inteligível
    b) Um mundo racional e um mundo emocional
    c) Um mundo físico e um mundo metafísico
    d) Um mundo material e um mundo espiritual
  7. Qual corrente filosófica acredita na impossibilidade de obter o conhecimento real das coisas?
    a) Cinismo
    b) Ceticismo
    c) Epicurismo
    d) Estoicismo
  8. O que caracteriza a fase de ciência normal, segundo Kuhn?
    a) Confusão e ausência de um paradigma
    b) Estudo e investigação dentro de um paradigma estabelecido
    c) Criação de novos paradigmas
    d) Surgimento de muitas anomalias
  9. Para Hegel, o movimento de afirmação-negação é conhecido como:
    a) Materialismo histórico
    b) Dialética
    c) Criticismo
    d) Empirismo
  10. Qual é a concepção de Marx sobre a ideologia?
    a) É uma expressão de valores universais
    b) É um reflexo das relações materiais de produção
    c) É independente das condições materiais
    d) É uma criação puramente teórica
  11. Nietzsche criticava a metafísica por:
    a) Negar a existência de Deus
    b) Colocar o mundo inteligível acima do mundo sensível
    c) Valorizar excessivamente a razão
    d) Defender a moral cristã
  12. Segundo Aristóteles, qual é o fim último do ser humano?
    a) A busca pela verdade
    b) A realização racional e consciente de sua natureza
    c) A acumulação de riquezas
    d) O desenvolvimento científico
  13. A querela dos universais discute:
    a) A existência de Deus
    b) A relação entre conceitos universais e individualidades
    c) A origem do conhecimento
    d) A natureza da alma
  14. Descartes utilizava a dúvida como:
    a) Um meio de questionar a fé
    b) Um método para alcançar o verdadeiro conhecimento
    c) Uma forma de negar a existência
    d) Um instrumento para validar teorias científicas
  15. Para Rousseau, a vontade geral é:
    a) A soma das vontades individuais
    b) A manifestação do interesse comum ou bem público
    c) A expressão do poder estatal
    d) A imposição da maioria sobre a minoria
  16. O que distingue a ética aristotélica?
    a) A busca pela felicidade individual e coletiva
    b) A separação entre razão e emoção
    c) A negação da vida prática
    d) A supremacia da vontade divina
  17. Para Kant, o conhecimento verdadeiro é:
    a) Inato e independente da experiência
    b) Uma síntese entre forma universal inata e conteúdo particular da experiência
    c) Obtido exclusivamente pela razão
    d) Dependente da revelação divina
  18. A filosofia patrística tinha como uma de suas missões:
    a) Conciliar a fé com a razão
    b) Promover a ciência
    c) Criticar a moral cristã
    d) Defender o empirismo
  19. Segundo Habermas, o mundo da vida compreende:
    a) As relações sociais e cotidianas dos indivíduos
    b) A esfera produtiva da sociedade
    c) A racionalidade técnica
    d) O funcionamento estatal
  20. Qual filósofo afirmava que “penso, logo existo”?
    a) Kant
    b) Descartes
    c) Nietzsche
    d) Marx
  21. Quem sistematizou as cinco vias para provar a existência de Deus?
    a) Santo Agostinho
    b) São Tomás de Aquino
    c) Descartes
    d) Hegel
  22. Qual conceito é central na teoria do conhecimento de Platão?
    a) Ideias
    b) Sensações
    c) Emoções
    d) Experiências
  23. Segundo Foucault, onde o poder é mais claramente imposto na sociedade moderna?
    a) Na economia
    b) Nas prisões
    c) Na política
    d) Na educação
  24. Para Bacon, qual é o objetivo do método experimental?
    a) Validar doutrinas filosóficas
    b) Eliminar os “ídolos” que conduzem ao erro
    c) Confirmar crenças religiosas
    d) Simplificar a observação científica
  25. Hegel vê o conhecimento humano como um processo:
    a) Estático e imutável
    b) Dialético e contínuo
    c) Exclusivamente empírico
    d) Baseado na revelação divina
  26. Segundo Marx, a ideologia serve como:
    a) Uma orientação neutra para a vida
    b) Um reflexo das relações de dominação
    c) Uma expressão dos valores universais
    d) Uma justificativa para a exploração econômica
  27. Qual era a principal preocupação de Sócrates?
    a) A moral
    b) A política
    c) A ciência
    d) A economia
  28. Para Aristóteles, a felicidade plena do ser humano é alcançada por meio de:
    a) Ações racionais e equilibradas
    b) Prazeres sensoriais
    c) Acumulação de riquezas
    d) Isolamento social
  29. Qual filósofo defendeu a necessidade de um governo civil baseado na razão?
    a) Hobbes
    b) Locke
    c) Rousseau
    d) Hegel
  30. A ética do discurso de Habermas entende que o diálogo deve ser:
    a) Controlado pelo Estado
    b) Baseado na confrontação de argumentos
    c) Limitado às elites intelectuais
    d) Exclusivo aos debates econômicos
  31. Segundo Kant, duas coisas enchem a alma de admiração e respeito:
    a) O céu estrelado e a lei moral dentro de si
    b) A natureza e a razão
    c) A ciência e a religião
    d) A filosofia e a política
  32. A filosofia helenística se volta para:
    a) A política da pólis
    b) O individualismo e a conquista da felicidade pessoal
    c) A expansão territorial
    d) A centralização do poder no Estado
  33. O que caracteriza a ética estoica?
    a) Busca da harmonia com a natureza e domínio das paixões
    b) Valorização do prazer como chave para a felicidade
    c) Negação das convenções sociais
    d) Crença na impossibilidade do conhecimento
  34. O que Kuhn critica nas explicações tradicionais da ciência?
    a) Sua dependência da religião
    b) Sua incapacidade de resistir à evidência histórica
    c) Sua simplicidade metodológica
    d) Sua rejeição ao empirismo
  35. Segundo a filosofia escolástica, a razão e a fé:
    a) São contraditórias
    b) Podem ser sintetizadas para alcançar a verdade
    c) Devem ser separadas
    d) São irrelevantes para o conhecimento
  36. Qual é a principal obra de Aristóteles sobre ética?
    a) A República
    b) A Ética a Nicômaco
    c) A Política
    d) A Metafísica
  37. Para Nietzsche, a moral ocidental:
    a) É a expressão de uma cultura decadente
    b) É baseada em valores eternos
    c) Promove a verdadeira liberdade
    d) Rejeita a razão
  38. Segundo Hegel, as ideias são construídas ao longo do tempo em um movimento de:
    a) Afirmação e negação
    b) Conservação e transformação
    c) Estabilidade e mudança
    d) Continuidade e ruptura
  39. Qual filósofo defendia a democracia deliberativa e a ética do discurso?
    a) Marx
    b) Kant
    c) Habermas
    d) Descartes
  40. Rousseau acreditava que a liberdade e a igualdade:
    a) Podem ser perdidas pelo ser humano
    b) Devem ser mantidas a todo custo
    c) São conceitos relativos d) Não têm importância no estado de natureza
  41. Segundo Aristóteles, a política é um desdobramento de:
    a) A ética
    b) A economia
    c) A ciência
    d) A religião
  42. A fase de ciência normal em Kuhn é caracterizada por:
    a) A ausência de um paradigma
    b) A investigação dentro de um paradigma estabelecido
    c) A criação de novos paradigmas
    d) A revolução científica
  43. Segundo Descartes, o verdadeiro conhecimento é alcançado por meio de:
    a) A dúvida metódica
    b) A fé religiosa
    c) A experiência sensorial
    d) A tradição filosófica
  44. Para Foucault, as relações de poder podem resultar em:
    a) Igualdade social
    b) Formas coercitivas e abusivas
    c) Harmonia coletiva
    d) Democracia participativa
  45. A filosofia moderna se caracteriza por:
    a) A busca pela síntese entre fé e razão
    b) O uso da razão como principal ferramenta para o conhecimento
    c) A centralidade da revelação divina
    d) A aceitação das verdades tradicionais
  46. Qual filósofo é conhecido por suas críticas ao empirismo e ao racionalismo?
    a) Kant
    b) Marx
    c) Hegel
    d) Nietzsche
  47. Segundo Marx, o processo histórico é determinado por:
    a) As ideias dos indivíduos
    b) As condições materiais de existência
    c) As relações de poder político
    d) A revelação divina
  48. Para Aristóteles, o ser humano é:
    a) Um ser racional e social
    b) Um ser isolado e autossuficiente
    c) Um ser espiritual e transcendente
    d) Um ser dominado pelos instintos
  49. Segundo Kuhn, as anomalias em uma teoria científica levam à:
    a) Validação do paradigma vigente
    b) Criação de hipóteses ad hoc
    c) Manutenção do status quo
    d) Revolução científica
  50. Para Habermas, a racionalidade comunicativa é importante para:
    a) A manutenção do poder estatal
    b) A comunicação técnica e instrumental
    c) O entendimento coletivo sobre valores e regras sociais
    d) A repressão das opiniões divergentes

Gabarito:

  1. b
  2. b
  3. b
  4. b
  5. c
  6. a
  7. b
  8. b
  9. b
  10. b
  11. b
  12. b
  13. b
  14. b
  15. b
  16. a
  17. b
  18. a
  19. a
  20. b
  21. b
  22. a
  23. b
  24. b
  25. b
  26. b
  27. a
  28. a
  29. b
  30. b
  31. a
  32. b
  33. a
  34. b
  35. b
  36. b
  37. a
  38. a
  39. c
  40. b
  41. a
  42. b
  43. a
  44. b
  45. b
  46. a
  47. b
  48. a
  49. d
  50. c