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Exercícios de Filosofia – com gabarito

  1. A filosofia, conforme descrita no texto de Giannotti, nasce:
    A. Em oposição ao pensamento religioso.
    B. Em continuidade com o pensamento mitológico.
    C. Em oposição ao pensamento mitológico.
    D. Em continuidade com o pensamento científico.
    E. Independente de qualquer forma de pensamento anterior.
  2. De acordo com Pierre Hadot, a filosofia é definida por:
    A. Aquilo que ela tem.
    B. Sua busca incessante por respostas concretas.
    C. Uma norma transcendente que dela escapa.
    D. A ausência de questionamentos.
    E. Sua resolução definitiva em todos os aspectos.
  3. Sobre a interrogação filosófica, é correto afirmar que:
    A. A função da filosofia é apenas interrogar.
    B. A interrogação filosófica é limitada no tempo.
    C. A interrogação filosófica fundamenta ações.
    D. A filosofia não tem utilidade prática.
    E. A interrogação não é uma dimensão ontológica do ser humano.
  4. Segundo o texto de Caio Prado Jr., o objeto da filosofia é:
    A. As feições e ocorrências do Universo.
    B. A ciência e suas aplicações.
    C. O conhecimento dessas feições e ocorrências.
    D. A religião e suas crenças.
    E. A tecnologia e seus avanços.
  5. No texto de Giovanni Reale, a filosofia busca:
    A. Explicações práticas para problemas cotidianos.
    B. Soluções místicas para questões religiosas.
    C. Explicações racionais da totalidade que é seu objeto.
    D. Relatos mitológicos sobre a origem do mundo.
    E. Experiências subjetivas e intuitivas.
  6. Marilena Chauí, ao diferenciar mito e filosofia, destaca que:
    A. O mito e a filosofia são formas idênticas de conhecimento.
    B. O mito é uma narrativa que utiliza contradições e irracionalidades.
    C. A filosofia aceita as contradições como parte de suas explicações.
    D. O mito é sempre racional e sistemático.
    E. A filosofia depende exclusivamente da tradição religiosa.
  7. Fernando Savater afirma que a filosofia:
    A. É uma revelação feita ao ignorante por quem sabe tudo.
    B. É um diálogo entre iguais submetidos à força da razão.
    C. Rejeita completamente a razão.
    D. É a submissão à autoridade de um sábio.
    E. Se baseia na força e não na razão.
  8. Sobre os primeiros filósofos da Grécia Antiga, é correto afirmar que:
    A. Estavam preocupados principalmente com a política.
    B. Se dedicavam exclusivamente à ética.
    C. Focavam na cosmologia e na origem do cosmos.
    D. Estudavam apenas a epistemologia.
    E. Desenvolviam teorias sobre a arte e a estética.
  9. Segundo Jean Pierre Vernant, o nascimento da filosofia está relacionado a:
    A. Tradições religiosas imutáveis.
    B. Adoção de dogmas inflexíveis.
    C. Transformações sociais e políticas na Grécia.
    D. A rejeição completa do pensamento crítico.
    E. A ausência de questionamento dos mitos.
  10. A filosofia, conforme descrita no texto, busca:
    A. Respostas definitivas e imutáveis.
    B. A preservação de tradições sem questionamento.
    C. A substituição dos mitos por explicações racionais.
    D. A aceitação passiva do conhecimento existente.
    E. A eliminação do pensamento crítico.
  11. A palavra “logos” na filosofia grega refere-se a:
    A. Relatos místicos e fabulosos.
    B. A palavra racional que exprime o pensamento e a realidade.
    C. Narrativas religiosas e mitológicas.
    D. Expressões artísticas sem base racional.
    E. Tradições culturais imutáveis.
  12. Segundo Aristóteles, o conhecimento filosófico:
    A. Não se preocupa com a verdade.
    B. Depende exclusivamente de experiências sensoriais.
    C. Visa entender e explicar racionalmente as origens.
    D. É puramente subjetivo e intuitivo.
    E. Rejeita qualquer forma de sistematização.
  13. A filosofia, de acordo com Marilena Chauí, é:
    A. Uma aceitação passiva das tradições culturais.
    B. Uma prática de questionamento e reflexão crítica.
    C. Uma forma de conhecimento puramente técnico.
    D. Uma expressão artística subjetiva.
    E. Uma crença religiosa inquestionável.
  14. A passagem do mito para a filosofia, conforme descrito no texto, ocorreu:
    A. De forma abrupta e sem influência mútua.
    B. Gradualmente, com influências mútuas.
    C. Sem nenhuma continuidade de ideias.
    D. Com a total rejeição do pensamento racional.
    E. Exclusivamente através de dogmas religiosos.
  15. A atitude filosófica, segundo Fernando Savater, envolve:
    A. A submissão à autoridade e ao poder.
    B. A aceitação passiva do conhecimento existente.
    C. O diálogo racional e a busca de entendimento mútuo.
    D. A rejeição completa da razão e da lógica.
    E. A adoção de crenças religiosas sem questionamento.
  16. De acordo com o texto de Marilena Chauí, o logos:
    A. Não possui qualquer poder de convencimento.
    B. É apenas um exercício irracional de pensamento.
    C. É a expressão das qualidades essenciais do ser.
    D. Refere-se exclusivamente a narrativas míticas.
    E. É uma forma de conhecimento empírico.
  17. No contexto filosófico, a interrogação ilimitada:
    A. É uma característica fundamental do ser humano.
    B. Esgota-se rapidamente com o tempo.
    C. Não tem relação com a atividade filosófica.
    D. É rejeitada pela filosofia como inútil.
    E. É restrita a questões práticas do cotidiano.
  18. A diferença entre mito e filosofia, segundo o texto, está na:
    A. Aceitação das contradições no mito e sua rejeição na filosofia.
    B. Rejeição da razão tanto no mito quanto na filosofia.
    C. Preocupação do mito com o presente e da filosofia com o passado.
    D. Utilização de seres fantásticos na filosofia e não no mito.
    E. Rejeição de qualquer forma de sistematização no mito.
  19. A filosofia é descrita como:
    A. Uma aceitação passiva do conhecimento estabelecido.
    B. Uma busca constante por respostas e sabedoria.
    C. Uma prática de conhecimento empírico e sensorial.
    D. Uma forma de arte sem base racional.
    E. Uma crença religiosa inquestionável.
  20. Segundo o texto de Pierre Hadot, a filosofia está sempre:
    A. Resolvendo todas as questões de forma definitiva.
    B. Em busca de um conhecimento transcendente que lhe escapa.
    C. Aceitando passivamente as tradições culturais.
    D. Rejeitando qualquer forma de questionamento.
    E. Dependendo exclusivamente de narrativas míticas.
  21. O nascimento da filosofia na Grécia foi influenciado por:
    A. Transformações políticas e sociais.
    B. A aceitação passiva dos mitos.
    C. A rejeição completa do pensamento racional.
    D. Tradições religiosas inflexíveis.
    E. A ausência de qualquer questionamento.
  22. A filosofia, conforme descrito por Giovanni Reale, busca:
    A. Soluções místicas para questões religiosas.
    B. Explicações racionais da totalidade que é seu objeto.
    C. Relatos mitológicos sobre a origem do mundo.
    D. Experiências subjetivas e intuitivas.
    E. Respostas definitivas e imutáveis.
  23. De acordo com Marilena Chauí, a filosofia:
    A. Aceita as contradições como parte de suas explicações.
    B. Rejeita qualquer forma de sistematização do conhecimento.
    C. Busca explicações racionais e lógicas.
    D. É puramente subjetiva e intuitiva.
    E. Depende exclusivamente de narrativas religiosas.
  24. A passagem do mito para a filosofia, segundo o texto, ocorreu:
    A. De forma abrupta e sem influência mútua.
    B. Gradualmente, com influências mútuas.
    C. Sem nenhuma continuidade de ideias.
    D. Com a total rejeição do pensamento racional.
    E. Exclusivamente através de dogmas religiosos.
  25. Segundo Fernando Savater, a filosofia envolve:
    A. A submissão à autoridade e ao poder.
    B. A aceitação passiva do conhecimento existente.
    C. O diálogo racional e a busca de entendimento mútuo.
    D. A rejeição completa da razão e da lógica.
    E. A adoção de crenças religiosas sem questionamento.
  26. O “logos” na filosofia grega refere-se a:
    A. Relatos místicos e fabulosos.
    B. A palavra racional que exprime o pensamento e a realidade.
    C. Narrativas religiosas e mitológicas.
    D. Expressões artísticas sem base racional.
    E. Tradições culturais imutáveis.
  27. O conhecimento filosófico, conforme descrito no texto, é:
    A. Uma aceitação passiva das tradições culturais.
    B. Uma prática de questionamento e reflexão crítica

.
C. Uma forma de conhecimento puramente técnico.
D. Uma expressão artística subjetiva.
E. Uma crença religiosa inquestionável.

  1. A interrogação filosófica, segundo o texto, é:
    A. Limitada no tempo e no espaço.
    B. Fundamental para a atividade humana.
    C. Rejeitada pela filosofia como inútil.
    D. Restrita a questões práticas do cotidiano.
    E. Esgotada rapidamente com o tempo.
  2. O mito, conforme descrito no texto, utiliza:
    A. Contradições e irracionalidades para justificar o caráter misterioso.
    B. Explicações racionais e lógicas.
    C. Narrativas científicas sobre a origem do mundo.
    D. Relatos empíricos e sensoriais.
    E. Experiências subjetivas e intuitivas.
  3. Segundo Marilena Chauí, a filosofia busca:
    A. Aceitar passivamente as tradições culturais.
    B. Questionar e refletir criticamente sobre a realidade.
    C. Rejeitar qualquer forma de sistematização do conhecimento.
    D. Adotar crenças religiosas sem questionamento.
    E. Depender exclusivamente de narrativas míticas.
  4. A filosofia, conforme descrito no texto, é uma:
    A. Aceitação passiva do conhecimento estabelecido.
    B. Busca constante por respostas e sabedoria.
    C. Prática de conhecimento empírico e sensorial.
    D. Forma de arte sem base racional.
    E. Crença religiosa inquestionável.
  5. O nascimento da filosofia na Grécia foi influenciado por:
    A. Transformações políticas e sociais.
    B. Aceitação passiva dos mitos.
    C. Rejeição completa do pensamento racional.
    D. Tradições religiosas inflexíveis.
    E. Ausência de qualquer questionamento.
  6. Giovanni Reale descreve a filosofia como uma busca por:
    A. Soluções místicas para questões religiosas.
    B. Explicações racionais da totalidade que é seu objeto.
    C. Relatos mitológicos sobre a origem do mundo.
    D. Experiências subjetivas e intuitivas.
    E. Respostas definitivas e imutáveis.
  7. De acordo com Marilena Chauí, a filosofia:
    A. Aceita as contradições como parte de suas explicações.
    B. Rejeita qualquer forma de sistematização do conhecimento.
    C. Busca explicações racionais e lógicas.
    D. É puramente subjetiva e intuitiva.
    E. Depende exclusivamente de narrativas religiosas.
  8. A interrogação filosófica é descrita como:
    A. Limitada no tempo e no espaço.
    B. Fundamental para a atividade humana.
    C. Rejeitada pela filosofia como inútil.
    D. Restrita a questões práticas do cotidiano.
    E. Esgotada rapidamente com o tempo.
  9. O “logos” na filosofia grega refere-se a:
    A. Relatos místicos e fabulosos.
    B. A palavra racional que exprime o pensamento e a realidade.
    C. Narrativas religiosas e mitológicas.
    D. Expressões artísticas sem base racional.
    E. Tradições culturais imutáveis.
  10. Segundo o texto de Marilena Chauí, o mito:
    A. Utiliza contradições e irracionalidades para justificar o caráter misterioso.
    B. É puramente racional e sistemático.
    C. Baseia-se exclusivamente em experiências empíricas.
    D. Rejeita qualquer forma de narrativa fantástica.
    E. Depende da observação científica dos fenômenos.
  11. A filosofia, de acordo com Giovanni Reale, busca:
    A. Soluções místicas para questões religiosas.
    B. Explicações racionais da totalidade que é seu objeto.
    C. Relatos mitológicos sobre a origem do mundo.
    D. Experiências subjetivas e intuitivas.
    E. Respostas definitivas e imutáveis.
  12. Marilena Chauí descreve a filosofia como:
    A. Aceitação passiva das tradições culturais.
    B. Questionamento e reflexão crítica sobre a realidade.
    C. Prática de conhecimento empírico e sensorial.
    D. Forma de arte sem base racional.
    E. Crença religiosa inquestionável.
  13. A interrogação filosófica, conforme descrito no texto, é:
    A. Limitada no tempo e no espaço.
    B. Fundamental para a atividade humana.
    C. Rejeitada pela filosofia como inútil.
    D. Restrita a questões práticas do cotidiano.
    E. Esgotada rapidamente com o tempo.

Gabarito:

  1. C
  2. C
  3. C
  4. C
  5. C
  6. B
  7. B
  8. C
  9. C
  10. C
  11. B
  12. C
  13. B
  14. B
  15. C
  16. C
  17. A
  18. A
  19. B
  20. B
  21. A
  22. B
  23. C
  24. B
  25. C
  26. B
  27. B
  28. B
  29. A
  30. B
  31. B
  32. A
  33. B
  34. C
  35. B
  36. B
  37. A
  38. B
  39. B
  40. B