TUDO DE HUMANAS

Exercícios de Filosofia do vestibular da Fuvest

  1. (FUVEST – 2023)
    “O filósofo David Hume apresenta a seguinte relação entre sensações (ou, em suas palavras, sentimentos) e ideias: ‘Em suma, todos os materiais do pensamento são derivados do nosso sentimento externo e interno. Apenas a mistura e composição destes materiais compete à mente e à vontade. Ou, para me expressar em linguagem filosófica, todas as nossas ideias ou percepções mais fracas são cópias das nossas impressões, ou percepções mais vívidas’.”
    Qual situação confirma a relação proposta no excerto?
    a) Algumas pessoas não sabem de onde vêm os seus sonhos.
    b) Uma pessoa com boa memória pode se lembrar mais facilmente das suas ideias.
    c) Uma pessoa que nunca experimentou guaraná não pode ter ideia do seu sabor.
    d) É possível manter a ideia de um cavalo alado por muito tempo na mente.
    e) Comer uma maçã envolve experiências sensoriais.
    Gabarito: c) Uma pessoa que nunca experimentou guaraná não pode ter ideia do seu sabor.
  2. (FUVEST – 2008)
    “No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe – uma célebre análise do poder político. Ao justificar a autoridade com que pretende ensinar um príncipe a governar, Maquiavel compara sua missão à de um cartógrafo para demonstrar que:”
    a) O poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.
    b) É necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.
    c) Um pensador, ao contrário do que ocorre com um cartógrafo, não precisa mudar de perspectiva para situar posições complementares.
    d) As formas do poder político variam, conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.
    e) Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem restringir-se a seus respectivos papéis.
    Gabarito: a) O poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.
  3. (FUVEST – 2023)
    “Segundo a concepção de Hume, a sociedade humana não é uma comunidade de espíritos racionais. Qual sentença reforça essa posição?”
    a) A sociedade humana pode ser compreendida como uma comunidade de espíritos racionais em países favorecidos.
    b) A sociedade humana é, em sua essência, irracional e movida por paixões.
    c) A racionalidade é uma característica uniforme em todas as sociedades.
    d) Apenas em momentos de crise a irracionalidade prevalece nas sociedades humanas.
    Gabarito: a) A sociedade humana pode ser compreendida como uma comunidade de espíritos racionais em países favorecidos.
  4. (FUVEST – 2024)
    “A Enciclopédia de Diderot e d’Alembert propunha uma nova ordem do conhecimento científico. Tal proposta se caracterizou por:”
    a) Subordinar o conhecimento ao clero.
    b) Elevar a filosofia ao lugar de destaque, modelando o conhecimento de maneira crítica.
    c) Defender a superioridade das ciências naturais sobre as humanas.
    d) Desconsiderar as contribuições científicas anteriores ao Iluminismo.
    Gabarito: b) Elevar a filosofia ao lugar de destaque, modelando o conhecimento de maneira crítica.
  5. (FUVEST – 2022)
    “No texto do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, é estabelecida uma conexão entre as relações sociais e a racionalidade dos indivíduos. A posição exprimida pelo filósofo é reforçada por qual sentença?”
    a) A sociedade humana é sempre racional em todas as circunstâncias.
    b) A racionalidade das relações sociais varia conforme o contexto econômico e vital.
    c) A irracionalidade é um fenômeno marginal nas sociedades humanas.
    d) As relações sociais não influenciam a racionalidade dos indivíduos.
    Gabarito: b) A racionalidade das relações sociais varia conforme o contexto econômico e vital.
  6. (FUVEST – 2016)
    “O governo Médici utilizou a propaganda como uma arma para neutralizar a oposição. Qual foi o papel da TV Globo nesse contexto?”
    a) Promover a repressão aos adversários do regime.
    b) Servir como porta-voz do governo, ampliando o alcance da propaganda.
    c) Apoiar economicamente a expansão do setor de telecomunicações.
    d) Controlar diretamente a produção de conteúdos televisivos.
    Gabarito: b) Servir como porta-voz do governo, ampliando o alcance da propaganda.
  7. (FUVEST – 2024)
    “Platão, no texto Fédon, propõe uma compreensão sobre a relação entre os opostos. Qual das inferências descreve essa articulação?”
    a) Os opostos são independentes e não se relacionam diretamente.
    b) A existência de um oposto pressupõe a existência anterior de seu contrário.
    c) Os opostos se anulam mutuamente, não permitindo a coexistência.
    d) A relação entre os opostos é puramente conceitual e abstrata.
    Gabarito: b) A existência de um oposto pressupõe a existência anterior de seu contrário.
  8. (FUVEST – 2017)
    “Em relação à ética e à justiça na vida política da Grécia Clássica, é correto afirmar que:”
    a) Tratava-se de virtudes que se traduziam na observância da lei, dos costumes e das convenções.
    b) A ética na Grécia Clássica era totalmente desvinculada das práticas políticas.
    c) A justiça era um conceito aplicado apenas nas esferas privadas da vida social.
    d) As práticas políticas na Grécia Clássica não tinham relação com a ética.
    Gabarito: a) Tratava-se de virtudes que se traduziam na observância da lei, dos costumes e das convenções.
  9. (FUVEST – 2016)
    “Maquiavel, em ‘O Príncipe’, argumenta que um governante não deve manter a palavra dada se isso for prejudicial. Como essa visão se relaciona com a ética política?”
    a) A ética política deve ser flexível para garantir a manutenção do poder.
    b) A integridade e a palavra são fundamentais em qualquer circunstância.
    c) A ética política deve ser rígida e intransigente.
    d) A manipulação é essencial para o sucesso político.
    Gabarito: a) A ética política deve ser flexível para garantir a manutenção do poder.
  10. (FUVEST – 2024)
    “Em relação aos enciclopedistas, como o conhecimento era visto na década de 1750?”
    a) Como uma ferramenta neutra e desinteressada.
    b) Como poder, utilizado para mapear o universo do saber e conquistar novos campos de conhecimento.
    c) Como um meio de subordinação ao clero.
    d) Como algo inatingível e abstrato.
    Gabarito: b) Como poder, utilizado para mapear o universo do saber e conquistar novos campos de conhecimento.