Questão 01 – CESMAC 2021.2 – O Período da História da Filosofia Ocidental o qual defende que o ser humano jamais consegue conhecer a essência das coisas, mas, apenas, as aparências que os seus sentidos apreendem dessas mesmas coisas, é chamado:
a) Empirismo.
b) Patrística.
c) Escolástica.
d) Iluminismo.
e) Racionalismo.
Questão 02 – CESMAC 2018/2 – O período da História da Filosofia ocidental, cuja preocupação precípua foi demonstrar que o ser humano jamais conhece as realidades, mas, sim, os seus fenômenos e aparências, passou a ser conhecido pelo nome de:
a) Escolástica.
b) Patrística.
c) Espiritualismo.
d) Iluminismo.
e) Empirismo.
Questão 03 – CESMAC 2018/1 – O período da História da Filosofia a que foi dado o nome de Empirismo, é aquele que defende:
a) que o conhecimento que poderemos ter das coisas reais consiste apenas nas ideias que obtemos das mesmas coisas.
b) que o conhecimento que poderemos obter das coisas está limitado às sensações que, delas, nossos sentidos obtêm.
c) que, por via racional, temos possibilidade de desvendar os mistérios da fé, mediante uma especial iluminação divina.
d) que, no nosso intelecto, existem categorias a priori, mediante as quais se obtêm conhecimentos verdadeiros, embora subjetivos.
e) que a razão humana é elevada a uma categoria transcendente, na qual apreende, em si, todas as ideias, enquanto inatas.
Questão 04 – UNIMONTES 2011/2 – De onde apreendemos todos os materiais da razão e do conhecimento? A isso respondo, numa palavra: experiência. Locke critica as ideias inatas. Se houvesse ideias inatas, as crianças já nasceriam com o conhecimento acabado. Locke é um pensador que contribui para a colocação de uma corrente de pensamento denominada
a) Empirismo.
b) Narcisismo.
c) Idealismo.
d) Espiritualismo.
Questão 05 – UNEMAT 2016/1 – Os defensores desta corrente de pensamento surgida na Inglaterra preconizam que a fonte principal do nosso conhecimento é a experiência. (…) essa perspectiva filosófica sustenta que, antes de receber os dados fornecidos pela nossa experiência, a nossa razão seria como uma “folha em branco”, em que nenhuma palavra fora escrita; ou ainda, nossa razão seria uma “tábula rasa”, em que nada fora gravado. Assim, do ponto de vista do processo ensino-aprendizado, por exemplo, há que se levar em conta, principalmente, a experiência e/ou a vivência de mundo do sujeito.
A corrente de pensamento referida é o:
a) Racionalismo.
b) Inatismo.
c) Criticismo.
d) Naturalismo.
e) Empirismo.
GABARITO
01 – A
02 – E
03 – B
04 – A
05 – E