Exercícios de História sobre a Reforma Protestante com gabarito

1) (Vunesp-1998) “O Pai e o Filho vêm a um homem e nele fazem sua morada, se ele amar Jesus Cristo (São João, XV,
23). Daí resulta a necessidade das obras porque o amor, a caridade só se manifesta pelas obras (São João, XIV, 21;
Mateus, VII, 21), são obras que contam e Deus dará a cada um segundo suas obras.” (Roland Mousnier, Os séculos
XVI e XVII. In História Geral das Civilizações.)

A importância do acúmulo gradual de boas obras para a salvação da alma é uma concepção:
a) luterana.
b) católica.
c) sunita.
d) jansenista.
e) anabatista.

2) (Fuvest-2000) Em 1748, Benjamin Franklin escreveu os seguintes conselhos a jovens homens de negócios:
“Lembra-te que o tempo é dinheiro… Lembra-te que o crédito é dinheiro… Lembra-te que o dinheiro é produtivo e se multiplica… Lembra-te que, segundo o provérbio, um bom pagador é senhor de todas as bolsas… A par da sobriedade e do trabalho, nada é mais útil a um moço que pretende progredir no mundo que a pontualidade e a retidão em
todos os negócios”.

Tendo em vista a rigorosa educação religiosa do autor, esses princípios econômicos foram usados para exemplificar a ligação entre:
a) protestantismo e permissão da usura
b) anglicanismo e industrialização
c) ética protestante e capitalismo
d) catolicismo e mercantilismo
e) ética puritana e monetarismo.

3) (Vunesp-2001) “O tempo das descobertas foi, ainda, o tempo de Lutero, Calvino, Erasmo, Thomas Morus,
Maquiavel, … Leonardo da Vinci, Michelangelo, Van Eyek, da Companhia de Jesus…” (Adauto Novaes, Experiência e destino.)

O período e os nomes citados no texto correspondem a:

A) cultura do Renascimento científico e artístico italiano, política Iluminista e Humanista e Contrareforma religiosa.
B) cultura Iluminista e Renascentista, política do Absolutismo Real e Reforma Presbiteriana.
C) cultura do Renascimento e Humanismo, política Absolutista, Reforma e Contra-reforma.

D) cultura do Renascimento e do Iluminismo, reformas da
política Absolutista e difusão do paganismo.
E) cultura do Renascimento artístico e científico,
Despotismo Esclarecido e políticas de liberdade religiosa.

4) (UFMG-1997) A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento:
a) a consolidação do poder dos príncipes do Império
Germânico.
b) a constituição de mais de uma igreja cristã no ocidente.
c) a divisão da Igreja em ramos: Ortodoxo e Romano.
d) a subordinação da Igreja Católica ao Estado.

5- (Uneb-1997) O anglicanismo é a religião oficial da monarquia inglesa nos dias atuais.
Essa afirmativa encontra explicação no século XVI, quando:
a) o luteranismo se expandiu na Inglaterra.
b) Henrique VIII propiciou a reforma religiosa no país.
c) o Papa apoiou a organização da igreja anglicana.
d) o crescente enfraquecimento político da monarquia inglesa ocorreu.
e) os Reis Católicos ameaçaram a manutenção das relações entre Espanha e Inglaterra.

6- (Mack-2003) “Para recusar a autoridade papal, Henrique VIII usou o parlamento. Ele sabia que sem o apoio dos
nobres, da pequena nobreza rural e dos comerciantes, não poderia modificar as práticas religiosas. Foi o Parlamento
reunido que acatou a idéia do monarca de que o papa era o chefe de uma potência estrangeira interferindo nos assuntos
da Inglaterra…” Oficina de História — Flavio de Campos e Renan Garcia
Miranda
O fragmento de texto acima está relacionado com:

a) a aprovação do Ato de Supremacia, que determinou que o rei passaria a ser o chefe da igreja inglesa.
b) a decretação da Guerra das Duas Rosas, que acabou somente com a prisão do papa, após a vitória das forças
anglicanas.
c) a implantação do divórcio, que permitiu a anulação do casamento de Henrique VIII com Elizabeth I.
d) a submissão do poder do Rei às leis aprovadas no Parlamento, princípio que foi estabelecido pela Carta
Magna.
e) a paz de Augsburgo, que estabelecia que a religião do país passaria a ser a regilião do rei ou príncipe que estivesse
governando a Inglaterra na ocasião.

7- (ENEM-2003) Jean de Léry viveu na França na segunda metade do século XVI, época em que as chamadas guerras
de religião opuseram católicos e protestantes. No texto abaixo, ele relata o cerco da cidade de Sancerre por tropas católicas.

(…) desde que os canhões começaram a atirar sobre nós com maior freqüência, tornou-se necessário que todos
dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado pelas suas duas pontas e
assim fiquei suspenso no ar, à maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o
que foi imediatamente imitado por todos os nossos soldados. de tal maneira que a caserna logo ficou cheia
deles. Aqueles que dormiram assim puderam confirmar o quanto esta maneira é apropriada tanto para evitar os
vermes quanto para manter as roupas limpas (…). Neste texto, Jean de Léry


a) despreza a cultura e rejeita o patrimônio dos indígenas americanos.
b) revela-se constrangido por ter de recorrer a um invento de “ selvagens”.
c) reconhece a superioridade das sociedades indígenas americanas com relação aos europeus.
d) valoriza o patrimônio cultural dos indígenas americanos, adaptando-o às suas necessidades.
e) valoriza os costumes dos indígenas americanos porque eles também eram perseguidos pelos católicos.

8- (Fuvest-1997) Sobre a Reforma religiosa, do século XVI, é correto afirmar que:
a) nas áreas em que ela penetrou, obteve ampla adesão em todas as camadas da sociedade.
b) foi um fenômeno tão elitista quanto o Renascimento, permanecendo afastada das massas rurais e urbanas.
c) nada teve a ver com o desenvolvimento das modernas economias capitalistas.
d) fundamentou-se nas doutrinas da salvação pelas obras e na falibilidade da Igreja e da Bíblia.
e) acabou por ficar restrita à Alemanha luterana, à Holanda calvinista e à Inglaterra anglicana.

9) (Mack-1997) O Rei Henrique VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente VII
em 1534, por:
a) opor-se ao Ato de Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa.
b) rever todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo a indissolubilidade do sagrado matrimônio, através do Ato
dos Seis Artigos.
c) aceitar as 95 teses de Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.
d) ambicionar assumir as terras e as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.
e) defender que o trabalho e a acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como
professava Santo Agostinho.

10) (FGV-1998) Para reagir contra a expansão da Reforma Protestante na Europa, o papa Paulo III, em 1545, convocou o Concílio de Trento, marco da Contra-reforma. Qual dos fatos abaixo não foi resultado desse Concílio:
A) Reorganização do Tribunal do Santo Ofício, para julgar o cumprimento correto dos dogmas e procedimentos
católicos;
B) Criação do Catecismo, para facilitar o aprendizado da Doutrina e, um Missal, para dotar os padres de um roteiro
para a missa;
C) Proibição da acumulação de paróquias e bispados pelos mesmos religiosos;
D) Repúdio à idolatria, negando a adoração de estátuas;
E) Criação de seminários obrigatórios em cada diocese, para formação de padres.

GABARITO
1) Resposta: A
2) Resposta: C
3) Resposta: C
4) Resposta: A
5) 2)
6) Resposta: A
A aprovação, pelo rei Henrique VIII, do Ato de Supremacia, posteriormente confirmado pela rainha Elisabeth I, tornava os monarcas ingleses chefes políticos da Igreja Anglicana. Assim, por meio da reforma inglesa, suprimiram-se as influências políticas do papa no Estado, ampliando-se o poder real absolutista. Vale observar que o rei se tornou chefe político da Igreja, cabendo ao arcebispo de canterbury a chefia religiosa.
7) Resposta: D
O texto se explica por si mesmo, mostrando como um europeu que vivera entre os índios do Brasil assimilou algumas de suas práticas, adaptando uma delas (o uso da rede) a suas necessidades na Europa.

8) Resposta: D
9) Resposta: D
10) Resposta: D