Exercícios de História sobre o Renascimento Cultural – com gabarito

Questão 01 – UNIFENAS 2003 – “Além de Dante, Francesco Petrarca, que viveu no século XIV, também escreve poesia, valorizando uma temática comprometida com a existência humana, o amor de um homem por uma mulher, assim como apresentando os valores essencialmente humanos das antigas Grécia e Roma. Destas obras, como de muitas outras, originou-se o antropocentrismo, que situa o homem, como centro das preocupações e opõe a fé à razão”. 

( Olivieri, Antônio Carlos. O Renascimento. São Paulo, Ática, 1987 ) 

 O texto acima evidencia uma importante característica do Renascimento Cultural. Com base na leitura dele e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta. 

a) O Renascimento não foi um acontecimento isolado, pois está inserido numa ampla transformação não só cultural como também econômica, social, política e religiosa, sendo considerado um elemento de ruptura com a Idade Média. 

b) Como manifestação cultural, o Renascimento dá início a uma nova visão do mundo, deslocando o interesse do campo religioso, típico da Idade Média, para o campo profano, do sobrenatural e divino, para a realidade humana. 

c) O Renascimento é a expressão de uma nova mentalidade gerada no centro das relações feudais, no qual o fortalecimento de suas instituições possibilitou o surgimento de uma nova ordem, intelectual e cultural. 

d) O Renascimento teve como base o Humanismo, que, sendo a princípio um termo para designar o estudo da Antiguidade Clássica, passa a ser o estudo e a glorificação do indivíduo, sendo o veículo pelo qual os homens tomarão consciência de seu tempo. 

e) A Renascença manifestou-se primeiramente na Itália, difundindo-se posteriormente para o exterior, atingindo quase todos os países da Europa ocidental, mas em nenhum deles o movimento foi tão expressivo quanto entre os italianos. 

Questão 02 – Albert Einstein (Medicina) – 2016 – “Leonardo [da Vinci] analisou a anatomia humana durante toda sua vida; considerava que a natureza havia criado todas as coisas visíveis que poderiam tornar-se pintura. (…) Escrevendo sobre o horror de cadáveres esquartejados com os quais costumava passar as noites, Da Vinci diz que de nada lhe serviriam caso não soubesse também desenhar perfeitamente; a dissecção de corpos deveria ser acompanhada por um conhecimento da perspectiva, dos métodos de demonstração geométrica, do método do cálculo de força e de poder dos músculos. A pintura deveria levar em conta os fenômenos naturais, a estrutura das coisas, o mecanismo dos corpos.”

Teresa Aline Pereira de Queiroz. O renascimento. São Paulo: Edusp, 1995, p. 55. 

O texto refere-se a três características centrais do Renascimento cultural dos séculos XV e XVI:

a) o naturalismo, a rusticidade das representações e o simbolismo.

b) o abstracionismo, o contraste entre claro e escuro e a despreocupação com as proporções na representação do corpo.

c) o experimentalismo, a pesquisa científica e a valorização do homem. 

d) o reconhecimento da submissão absoluta do homem a Deus, o platonismo e a ausência de perspectiva.

Questão 03 – UNIFOR  – 2002.1 – O Renascimento Cultural (séculos XV-XVI) foi um movimento intelectual de renovação em vários campos do saber e da estética. Caracterizou-se, entre outros aspectos,

I. pela valorização da razão, do experimento e pelo humanismo.

II. por expressar o universo mental da nova sociedade, a sociedade burguesa.

III. pelo individualismo, naturalismo e heliocentrismo.

IV. por produzir obras que glorificavam o Estado, o príncipe e enobreciam sua origem.

Dessas afirmações

(A) somente I está correta.

(B) somente II está correta.

(C) somente II e III estão corretas.

(D) somente III e IV estão corretas.

(E) I, II, III e IV estão corretas.

Questão 04 – UNIFENAS 2018/1 – O riso era condenado pela religiosidade oficial da Idade Média. O tom sério caracterizava a cultura medieval oficial, sendo a única forma de expressar a verdade, o bem e tudo o que era importante. Já durante o Renascimento, o riso, na sua forma mais radical, universal e alegre, pela primeira vez separou-se das profundezas populares e penetrou decisivamente no seio da grande literatura e da cultura “superior”, contribuindo para a criação de obras de arte mundiais.

(Mikhail Bakhtin, filósofo e historiador)

Podem ser apontadas como características importantes do Renascimento Cultural, exceto 

a) racionalismo.

b) individualismo.

c) humanismo.

d) teocentrismo. 

e) hedonismo.

Questão 05 – UNIFENAS-2018/2 – A arte da guerra foi uma preocupação constante ao longo do tempo. Intelectuais importantes também dedicaram tempo e criatividade a esse assunto. O filósofo italiano Nicolau Maquiavel escreveu um livro sobre o tema. Leonardo da Vinci foi um inspetor de fortificações e elaborou projetos militares. Michelangelo projetou fortificações em Florença no século XVI. Os personagens citados no texto podem ser corretamente relacionados

a) ao Renascimento Cultural. 

b) à Reforma Protestante.

c) ao Mercantilismo.

d) ao Colonialismo.

e) às Cruzadas.

GABARITO

01 – C

02 – C

03 – E

04 – D

05 – A