Questão 01 – Antes do período de campanha para a Presidência, Dilma se posicionou contrária à:
a) Cota racial
b) Privatização
c) Imprensa livre
d) Reforma tributária
Questão 02 – IGEC 2018/4 – No dia 31 de outubro de 2010, com o fim da apuração dos votos do segundo turno, _______derrotou o candidato do PSDB, ____, ao obter a maioria dos votos: 55.752.529. Assinale a alternativa correta.
a) Fernando Haddad – Aécio Neves
b) Flávio Dino – Geraldo Alckmin
c) Dilma Rousseff – José Serra
d) Luiz Inácio Lula da Silva – Fernando Henrique Cardoso
Questão 03 – IGEC 2019/1 – Foi a primeira mulher a ser eleita Presidente da República no Brasil. Eleita duas vezes, em 2010 e em 2014. Assinale a alternativa correta.
a) Heloísa Helena
b) Dilma Rousseff
c) Marina Silva
d) Luciana Genro
Questão 04 – IBFC 2011 – FJPO – Fundação José Pedro de Oliveira – SP – Foi publicado no site do Jornal O Globo de 17/10/2011 a seguinte notícia: “Dilma Rousseff sancionou, nesta segunda-feira, a lei que cria o Programa de Apoio à Conservação Ambiental. O Bolsa Verde, como é chamado, vai pagar R$ 300 por trimestre a famílias em situação de extrema pobreza que moram em Unidades de Conservação Federais e se comprometam a adotar ações para preservá-las…” “A criação do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais também foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O objetivo é estimular a geração de trabalho e renda com sustentabilidade, por meio da capacitação educacional e profissional, além de garantir a segurança alimentar.”
De acordo com o que foi publicado na matéria acima, sobre a visão do governo atual, podemos dizer:
a) O governo acredita que a distribuição de renda é um dos motores do crescimento da economia.
b) O segmento rural é mais importante do que o urbano porque é dele que vem o nosso abastecimento geral.
c) A capacitação profissional concentrada nas universidades atrapalha o desenvolvimento das áreas rurais. Deveriam ser criados centros de apoio ao trabalhador rural conveniados com particulares ao invés de o governo fazer isso gratuitamente.
d) O Governo teme que, em função da exposição do Brasil atualmente, os outros países se apropriem de nossas terras.
Questão 05 – ESAF – 2013 – MF – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental –
O Plano Brasil Maior expressa a política industrial do governo Dilma Rousseff. A proposta do Plano está organizada na forma de ações voltadas para o aumento da eficiência produtiva da economia como um todo, conjugadas com ações setoriais. Não faz parte das medidas propostas:
a) a desoneração dos investimentos e das importações.
b) a ampliação e simplificação do financiamento para investimento e exportações.
c) o aumento da carga tributária para produtos voltados para o mercado externo como forma de financiar os investimentos internos.
d) a ampliação dos recursos para inovação.
Questão 06 – Unilavras – 2018 – Prefeitura de Bom Despacho – MG – EEB – Especialista em Educação Básica –
Criada em 8 de novembro de 2012 pela então Presidente Dilma Rousseff, a política pública educacional que teve como objetivo a valorização e a profissionalização de docentes, repercutindo como condição para uma educação emancipatória, que busca garantir a alfabetização dos alunos e a valorização docente, é chamada de
A) Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
B) Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.
C) Pró-Letramento.
D) Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Questão 07 – PONTUA – 2013 – Prefeitura de Jaguarão – RS – Operário – Serviços Gerais –
Na área da saúde, o __, ação voltada para a redução da pobreza na primeira infância, foi lançada em maio de 2012 pela presidenta Dilma Rousseff, e tem como objetivo ampliar a prevenção e o tratamento de algumas doenças que afetam as crianças. Assinale a alternativa abaixo que preencha CORRETAMENTE a lacuna acima:
a) Brasil Carinhoso.
b) Brasil Criança.
c) Criança com Saúde.
d) Pacote Infância Saudável.
e) Brasil Infância.
Questão 08 – CONSULPLAN – 2014 – MAPA – Agente Administrativo – Lançado pela presidente Dilma Rousseff por meio de Medida Provisória, o programa “Mais Médicos” foi apontado como um instrumento do governo federal para combater a carência de profissionais de medicina nas cidades pequenas ou remotas e nas periferias das grandes cidades. Sobre este programa, gerador de grande discussão social e política, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Entidades, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério Público Federal, tornaram-se defensores da dispensa do exame de revalidação do diploma aos estrangeiros.
( ) Médicos cubanos são inseridos ao programa pelo convênio realizado entre os governos do Brasil e de Cuba, efetivado através da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
( ) O programa compreende investimentos no Sistema Único de Saúde, altera as diretrizes curriculares dos cursos de medicina e define regras para abertura de novas faculdades.
( ) O programa prevê o recrutamento de médicos do exterior que disputam as vagas disponibilizadas nos municípios em caráter de igualdade com os médicos brasileiros.
A sequência está correta em
A) F, F, V, V.
B) F, V, V, F.
C) V, F, V, F.
D) V, V, F, F.
Questão 09 – Quadrix – 2013 – CRF-SP – Advogado – “O documento que aprovamos hoje não retrocede em relação às conquistas de 92. Não retrocede em relação à Cúpula de Joanesburgo” (G1, 22/06/2012). Essas foram palavras da presidenta Dilma Rousseff em seu discurso de encerramento na ONU. Tal documento diz respeito
A) À repressão vivida por ela e seus companheiros na ditadura militar do Brasil.
B) Às conclusões da Conferência Rio+20 cuja pauta era o desenvolvimento sustentável.
C) À recente crítica construída pelo governo brasileiro à Organização das Nações Unidas.
D) À situação diplomática do Brasil em relação aos recentes conflitos ocorridos na Líbia.
E) Aos problemas envolvendo a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
Questão 10 – MPE-GO – 2018 – Secretário Auxiliar – Goiás –
Em relação ao Brasil do início do século XXI, é correto afirmar-se que:
a) teve, com a eleição do presidente Lula, a continuidade das propostas neoliberais, tendo em vista ser este presidente forte defensor das ideias do Partido da Social Democracia Brasileira.
b) no segundo governo Lula, 2007 a 2010, o programa social Bolsa Família foi extinto, tendo em vista o modelo econômico brasileiro ter ultrapassado a inclusão social, não necessitando mais de ações assistencialistas.
c) com a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República, os partidos PSDB e PFL passaram a compor o governo, apoiando o novo programa de desenvolvimento econômico do país, o PRONATEC, que defende a nacionalização de todas as empresas estrangeiras.
d) o governo de Dilma Rousseff sofreu uma forte crise de contestação às suas ações, como contra a corrupção em diversos setores e esferas no país, no período que antecedeu a Copa das Confederações em 2013.
e) em atitude semelhante à de Getúlio nos anos de 1950, ao criar a PETROBRÁS, a Presidente Dilma Rousseff conseguiu, com apoio do Congresso Nacional, garantir a exclusiva exploração do Petróleo na camada Pré-Sal, impedindo o loteamento desta camada para empresas estrangeiras.
Questão 11 – CESPE – 2013 – FUB – Auxiliar de Administração –
Em junho de 2013, uma série de manifestações sociais tomaram as ruas do Brasil. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. A presidenta Dilma Rousseff foi intransigente com as manifestações e não propôs medidas para atender as demandas dos manifestantes.
( ) Certo
( ) Errado
Questão 12 – Prova FGV – 2018 – TJ-SC – Analista Administrativo –
“Os dados disponíveis no Basômetro demonstram que a presidente Dilma Rousseff tem enfrentado maiores dificuldades na articulação de interesses do governo junto ao Congresso, especialmente na Câmara, em comparação aos governos FHC e Lula. Alguns de seus aliados atribuem tal problema ao fato de a presidente fazer pouca interlocução política.” O trecho apresentado, retirado do site do “Estadão”, representa um problema relacionado com o conceito de:
A) governabilidade;
B) governança;
C) jurisdição;
D) economia;
E) legalidade.
Questão 13 – FDF 2017 – O impeachment de Dilma Rousseff, aprovado pelo Senado em agosto de 2016, originou-se de pedido de abertura de processo, em que se acusava a presidente de
(A) crime eleitoral, incapacidade administrativa e desrespeito à autonomia do Congresso Nacional.
(B) crime passional, perseguição a adversários políticos e tentativa de implantar um regime socialista no país.
(C) crime de responsabilidade fiscal, desrespeito à lei orçamentaria e improbidade administrativa.
(D) crime fiscal, desrespeito à autonomia da Petrobrás e adoção de política econômica neoliberal.
GABARITO
01 – B
Comentário: Dilma, seguindo a ideologia do seu partido, é contrária a privatizações. Contudo, ela apontou, durante entrevista em maio de 2010, ser favorável “a conceder à iniciativa privada novas centrais hidrelétricas e estradas, quando for mais barato fazê-las por meio de concessões do que com obras públicas”.
02 – C
03 – B
04 – A
05 – C
06 – A
07 – A
08 – B
09 – B
10 – D
11 – ERRADO
12 – A
13 – C